A ultrassonografia transvaginal geralmente é o primeiro exame pedido em caso de suspeita de câncer de endométrio. O médico também pode pedir uma ultrassonografia da pelve.
A confirmação ou não de um câncer é feita por meio de biópsia, que pode ser realizada no consultório do ginecologista por aspiração da amostra, histeroscopia, que é feita com anestesia local, ou curetagem. Essas amostras são então analisadas e o laboratório informa se é câncer ou não; se for, de que tipo de câncer se trata e seu grau. O grau, que vai de 1 a 3, indica a semelhança das células cancerosas com as células normais: quanto mais baixo o grau, menor o risco de a mulher ter a doença avançada ou recidivas.
Raios X de tórax, tomografia, ressonância magnética, tomografia por emissão de pósitrons (PET-CT) são os exames por imagens usados para verificar se o tumor se disseminou para outros órgãos.
ESTADIAMENTO
O estadiamento é uma forma de classificar a extensão do tumor e se ou quanto ele afetou os gânglios linfáticos ou outros órgãos. Para isso é usada uma combinação de letras e números: T de tumor, N, de nódulos (ou gânglios linfáticos) e M de metástase e números que vão de 0 (sem tumor, ou sem gânglios afetados, ou sem metástase) a 4, este último indicando maior acometimento.
No caso do câncer de endométrio, o estadiamento usa também o estágio patológico, também chamado de estágio cirúrgico, que é determinado por meio da análise do tecido removido durante a cirurgia. O sistema usado atualmente para estadiamento desse tipo de câncer é o do American Joint Committee on Cancer (AJCC) e entrou em vigor em janeiro de 2018.
Estágio 1: T1, N0, M0: o câncer está no corpo do útero e pode estar presente nas células glandulares do colo do útero, mas não no tecido conectivo (de sustentação) do colo do útero (T1). O tumor não atingiu os gânglios linfáticos próximos (N0) ou órgãos distantes (M0)
Estágio 1A: T1a, N0, M0: o câncer está no endométrio e pode estar em menos da metade da camada muscular do útero, o miométrio (T1a). O tumor não atingiu os gânglios linfáticos próximos (N0) ou órgãos distantes (M0)
Estágio 1B: T1b, N0, M0: o câncer avançou do endométrio para o miométrio e está em mais da metade da camada muscular, mas continua restrito ao corpo do útero (T1b). O tumor não atingiu os gânglios linfáticos próximos (N0) ou órgãos distantes (M0)
Estágio 2: T2, N0, M0: o câncer está crescendo em direção ao tecido conectivo de sustentação do colo do útero, chamado de estroma cervical. O câncer não se disseminou para fora do útero (T2). O tumor não atingiu os gânglios linfáticos próximos (N0) ou órgãos distantes (M0)
Estágio 3: T3, N0, M0: o câncer se disseminou para fora do útero, mas não atingiu o revestimento interno do reto ou da bexiga (T3). O tumor não atingiu os gânglios linfáticos próximos (N0) ou órgãos distantes (M0)
Estágio 3A: T3a, N0, M0: o câncer atingiu a superfície externa do útero, chamada de serosa, e/ou as trompas de Falópio ou os ovários (T3a). O tumor não atingiu os gânglios linfáticos próximos (N0) ou órgãos distantes (M0)
Estágio 3B: T3b, N0, M0: o câncer atingiu a vagina ou os tecidos ao redor do útero, o paramétrio (T3b). O tumor não atingiu os gânglios linfáticos próximos (N0) ou órgãos distantes (M0)
Estágio 3C1: T1 a T3, N1, N1mi ou N1a, M0: o câncer se desenvolve no corpo do útero, pode ter atingido alguns tecidos próximos, mas não atingiu o interior do reto ou da bexiga (T1 a T3). O câncer atingiu os gânglios linfáticos da pelve (N1, N1mi ou N1a), mas não os gânglios linfáticos em torno da aorta ou órgãos distantes (M0).
Estágio 3C2: T1 a T3, N2, N2mi ou N2a, M0 o câncer se desenvolve no corpo do útero, pode ter atingido alguns tecidos próximos, mas não atingiu o interior do reto ou da bexiga (T1 a T3). O câncer atingiu os gânglios linfáticos ao redor da aorta (N2, N2mi ou N2a), mas não órgãos distantes (M0)
Estágio 4A: T4. qualquer N, M0: o câncer atingiu o revestimento interno (mucosa) do reto ou da bexiga (T4). Ele pode ou não ter atingido os gânglios linfáticos próximos (qualquer N), mas não atingiu órgãos distantes (M0).
Estágio 4B: Qualquer T, qualquer N, M1: o câncer atingiu os gânglios linfáticos da virilha, o trato digestivo alto, o omento (camadas do peritônio que ligam os órgãos abdominais) ou órgãos distantes do útero, como fígado, pulmões ou ossos (M1). O tumor pode ter qualquer tamanho (qualquer T) e pode ou não ter atingido outros gânglios linfáticos (qualquer N).