O Hospital Maternidade São Vicente de Paulo (HMSVP) em Barbalha, especializado no tratamento de câncer, com serviços de hematologia e radioterapia, inaugurará agora no segundo semestre a primeira ala oncológica pediátrica no interior do Ceará. Toda a obra está sendo construída por meio de doações, tanto da Central de Doações do hospital quanto da Receita Federal e de empresas que apoiam a instituição.
Ramaro Vieira, pai do pequeno Arthur Vieira de 5 anos, fala sobre a importância de uma oncologia pediátrica para a região: “Durante o tratamento do Arthur, ele precisou ir para Fortaleza, pois na região não tínhamos os recursos necessários para o tratamento. Lembro-me que, na época, precisei sair do meu emprego para viajar com meu filho, e a viagem era muito cansativa e perigosa, sem mencionar os custos. Ter uma oncologia pediátrica em nossa região é de extrema importância, pois vai salvar muitas crianças e ajudar muitas famílias.”
O hospital disponibilizou três pavimentos de sua estrutura para oferecer esse serviço. No primeiro pavimento, haverá a área ambulatorial, com sete poltronas de quimioterapia, três consultórios, uma brinquedoteca e uma sala de psicologia. O segundo pavimento contará com 13 leitos de internação, atendendo, assim, aos 40 novos casos de câncer por ano na região do Cariri, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA). Na parte superior, será montada uma estrutura que permitirá uma possível expansão futura, com mais 13 leitos de internação, totalizando 26 leitos na oncologia pediátrica.
Um problema identificado pelo hospital é a falta de diagnóstico precoce. Para que as crianças possam chegar ao hospital antes da doença avançar e aumentar as chances de êxito no tratamento do câncer – afinal, não há como prevenir -, a instituição criou o projeto “Conectados pela Cura”. Esse projeto busca diagnosticar precocemente o câncer infantojuvenil por meio da capacitação do pessoal da atenção básica de saúde e de ações itinerantes em locais com alta vulnerabilidade social.
Para fornecer o tratamento adequado e cumprir a portaria número 1399 do Ministério da Saúde, que trata da habilitação de um serviço de saúde, os médicos responsáveis por essa nova ala são oncologistas pediátricos e hematologistas, como a Dra. Suellem Martins CRM:14584-CE, coordenadora médica do serviço, e o Dr. Vagner Martins CRM:13611-CE, respectivamente. Dessa forma, o hospital conseguirá habilitar o serviço e receber recursos do Ministério para manter o tratamento dessas crianças. Atualmente, o Hospital São Vicente é habilitado para tratar o câncer em adultos, com serviços de hematologia e radioterapia.
O sonho de fornecer tratamento a essas crianças começou há 20 anos, quando a irmã Rosa Maria, antiga diretora do hospital, sempre teve interesse em oferecer a especialidade da oncologia pediátrica, e o fez com seus próprios recursos. Com o tempo, percebeu-se a necessidade de uma estrutura para oferecer atendimento integral às crianças na região, uma vez que a maioria dos casos era encaminhada para Fortaleza para o tratamento, como, por exemplo, a leucemia, o principal tipo de câncer que afeta crianças e adolescentes. A inauguração desse complexo representa um avanço significativo para a saúde da região, permitindo que as crianças recebam o tratamento necessário mais perto de suas famílias, garantindo conforto e cuidado durante todo o processo.