Mais de 7 milhões de mulheres sofrem com endometriose no Brasil

A endometriose é uma doença comum e benigna, em que o tecido que normalmente reveste o útero cresce fora dele,  causando dor intensa durante o período menstrual, bem como problemas de fertilidade em alguns casos.  

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), em todo o mundo, a endometriose afeta cerca de 176 milhões de mulheres, sendo mais de 7 milhões somente no Brasil, embora não haja cura definitiva, muitas mulheres conseguem gerenciar os sintomas com sucesso com o tratamento adequado.  

Com o objetivo de ampliar a compreensão sobre a doença, surgiu a iniciativa do Março Amarelo, uma campanha voltada para conscientização. Dados do Ministério da Saúde, alertam que a doença afeta de 10% a 15% das mulheres em idade reprodutiva e que uma em cada dez mulheres sofre com os sintomas da doença. 

O Hospital Maternidade São Vicente de Paulo, referência em maternidade, obstetrícia e ginecologia, alerta para os efeitos da endometriose na qualidade de vida das mulheres devido aos sintomas que variam de leves a graves e podem incluir dor pélvica crônica, dor durante a relação sexual, sangramento menstrual intenso e problemas gastrointestinais.

Uma vez identificado o problema, o tratamento é feito com medicação hormonal para interromper a menstruação durante alguns meses e acompanhar se a mulher permanece sentindo dores, mesmo com a ausência de sangramento. Caso as dores persistam, o tratamento cirúrgico é indicado para retirada dos tecidos do endométrio que estão aderidos aos órgãos afetados.

 

 

Bianca Duarte – Assessora de Imprensa
Contato: (88) 9 8842-9030
Hospital Maternidade São Vicente de Paulo