Aumentam os Números de Casos de Câncer do Colo do Útero

O câncer de colo de útero, também conhecido como câncer cervical, é um tipo de câncer que se desenvolve nas células do colo do útero, a parte mais baixa do útero que se conecta à vagina. No Brasil, esse câncer é um dos mais comuns entre as mulheres. De acordo com estimativa do Instituto Nacional de Câncer (INCA) é esperado cerca de 17 mil novos casos em 2023.

O Hospital Maternidade São Vicente de Paulo (HMSVP), buscando informar a população e reforçando o seu compromisso com a sociedade, frisa que sendo uma doença ligada à infecção persistente pelo vírus do papiloma humano (HPV), é altamente prevenível por meio da vacinação e rastreamento regular.A infecção pelo vírus do HPV é transmitida principalmente por contato sexual.

Exames como o Papanicolau (também chamado de citologia cervical), ajudaram a reduzir significativamente a incidência e a mortalidade por essa doença em muitos países. Este exame permite a detecção precoce de células anormais no colo do útero, o que pode levar a intervenções médicas antes que o câncer se desenvolva e progrida. Além do rastreamento regular por meio do exame de Papanicolau, a vacinação contra o HPV é uma estratégia importante para prevenir infecções pelo vírus que podem levar ao câncer. A vacinação é mais eficaz quando administrada antes do início da atividade sexual.

Os sintomas do câncer de colo de útero podem incluir sangramento vaginal anormal, dor durante a relação sexual e dor pélvica. No entanto, nos estágios iniciais, o câncer pode ser assintomático, daí a importância do rastreamento regular. 

Bianca Duarte – Assessora de Imprensa
Contato: (88) 9 8842-9030
Hospital Maternidade São Vicente de Paulo