Pioneiro na implementação do programa na região, o Hospital Maternidade São Vicente de Paulo (HMSVP), aderiu à iniciativa Lean nas emergências. O projeto traz ferramentas e processos de trabalho que qualificam a assistência e reduz a superlotação sem diminuir o número de atendimentos nas urgências e emergências.
Antes da implementação do programa o paciente chegava a ficar cerca de 10 dias no pronto-socorro. Agora, com a implementação do sistema de fluxo proposto pelo Lean, o paciente fica cerca de 29 horas.
Marcia Vasconcelos, responsável pela implementação do projeto no hospital, explica que o alinhamento dos processos enxuga o tempo de espera. “ A gente estudou quais são os tempos que não agrega valor para o paciente. Tínhamos uma média de oito mil minutos que não agregavam valor para o paciente. Após a implementação do Lean, houve uma redução de mais de seis mil minutos”.
O Lean nas emergências é um projeto do Ministério da saúde em parceria com hospitais Sírio-Libanês (HSL), Moinho de Vento (HMV) e BP-A Beneficência Portuguesa de São Paulo, buscando reduzir a superlotação das urgências e emergências de hospitais públicos e filantrópicos, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS).
Bianca Duarte – Assessora de Imprensa
Contato: (88) 9 8842-9030
Hospital Maternidade São Vicente de Paulo